domingo, maio 28, 2006

Va de dentro para fora

Oportunidades de trabalho no estrangeiro, ajuda e dicas nos paises da Europa, e o que nos propomos com este novo site.

O desemprego vai agravar-se em 2006. A OCDE prevê que a taxa de desemprego aumente até aos 7,9 por cento. De acordo com as previsões, só em 2007, é que haverá uma descida. É um dos indicadores revelados, esta terça-feira, nas previsões globais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Em 2006, o crescimento da economia não deverá chegar sequer a um por cento, pior do que é dito pela Comissão Europeia, pelo Banco de Portugal ou pelo próprio Governo. De acordo com a OCDE, no ano de 2006, a economia só vai crescer 0,7 por cento. Em 2007, haverá já uma recuperação mais visível, com a economia a crescer 1,5 por cento.
A situação económica tem um efeito directo no desemprego, que deverá continuar a crescer em 2006 para os 7,9 por cento, mais duas décimas do que a previsão do Governo. No próximo ano, a OCDE acredita que haverá uma queda ligeira no desemprego.
A recuperação prevista para 2007, vai assentar fortemente no crescimento das exportações, que deverão ter um ritmo mais elevado do que as importações. Quanto às contas públicas a OCDE diz que é preciso, por exemplo, controlar o aumento dos salários na Função Pública.
A organização não acredita que o Governo cumpra os 4,6 por cento para o défice, e prevê que fique nos 5 por cento. Em 2007, o défice público deverá cair para os 4,5 por cento, uma vez mais acima das previsões do Governo. Entre os 30 países membros da OCDE, Portugal é o que tem o segundo maior défice externo.