quinta-feira, maio 03, 2007

POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS...

"Esta bula origina-se de termos feito doação, concessão e dotação perpétua, tanto a vós (reis), como a vossos herdeiros e sucessores (reis de Castela e Leon), de todas e cada uma das terras firmes e ilhas afastadas e desconhecidas, situadas em direção do ocidente, descobertas hoje ou por descobrir no futuro, Seja descoberto por vós, seja por vossos emissários para este fim destinados"....in "Bula Inter Coetera'' 4 Maio de 1493.

Hoje 'e um dia historico para Portugal e Espanha, faz hoje 514 anos que foi celebrada a Bula Inter Coetera do Papa Alexandre VI. É o documento pelo qual o mundo é dividido entre Portugal e Espanha. Que estabelecia a divisão do mundo através de um meridiano situado à 100 léguas do arquipélogo do Cabo Verde. Mais tarde em 7 de Junho de 1494 viria-se concretizar no Tratado de Tordesilhas.

Passado 500 anos, a realidade 'e bem diferente....."Mudam-se os tempos, Mudam-se as vontades", mas "Navegar 'e preciso..." para quem um dia "Por obras valorosas se vao da lei da morte libertando..."

OBRIGADO PORTUGAL!!!!